Preservação Digital , análise do livro do Gracio
Ensino Superior (IES). Discute os problemas e os desafios a serem enfrentados nesse contexto e apresenta os principais aspectos e estratégias que envolvem a preservação digital nesse tipo de instituição, destacando três: os aspectos organizacionais, os aspectos legais e os aspectos técnicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura da área sobre o tema.
Como resultado, apresenta uma política de preservação digital que contempla 15 (quinze) elementos essenciais, distribuídos nos três segmentos (aspectos) e descreve a importância de cada um para a implantação de uma política de preservação digital.
1.1
Informação e conhecimento
1.2 Gestão da informação e do conhecimento
1.3 Modelos de gestão da informação
1.3.1 Modelo processual de gestão da informação de Choo
1.3.2 Modelo de gestão da informação de
Davenport e Prusak
1.3.3 Modelo de gestão da informação de
McGee e Prusak
Gestão
da Informação - trata do referencial teórico referente às questões da informação, do conhecimento e da gestão da informação, e como a preservação digital se relaciona com todas elas. A partir dessas definições, apresentam-se três modelos de gestão da informação. Alguns autores entre eles Saracevic, Borko e
Fosket,
preocupam-se com a questão interdisciplinar da Ciência da Informação, por tratar da informação inserida em vários contextos, e com informação como objeto principal de estudo e seu propósito de gerar conhecimento nos indivíduos e nos seus espaços de convivência, proporcionando um instrumento modificador da consciência humana e de evolução da sociedade, aliando os conceitos teóricos a aplicações práticas.
A informação é um conjunto de dados dotado de significado que, ao circular de forma estruturada e organizada, permite o acesso das pessoas ao seu uso e interpretação, gerando novos conhecimentos a partir de conhecimentos