TRabalho de Planejamento Urbano
FACULDADE DE ARQUITETURA 2014/1
ARQ02005 – planejamento e Gestão Urbana
Professora Wrana Maria Panizzi
Acadêmica Jaqueline Garcia dos Santos – 00162714
" A aplicação das Políticas Urbanas no Projeto Arquitetônico Acadêmico"
“PDDUA – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental: É um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. (ABNT, 1991)”
Já foi discutido na aula de Planejamento os impasses e as manifestações da política urbana no Brasil. Resaltou-se que no período em que as primeiras políticas de desenvolvimento urbano foram implantadas no país, a cidade irregular cresceu e a informalidade no trabalho e na ocupação do solo aumentaram como nunca antes visto.
Independente do autor que conceitua e tenta dar um conceito único ao termo “plano Diretor”, aprendemos na faculdade que ele não é um conceito único e específico. Aprendemos que, na prática, ele é uma ferramenta que reúne um conjunto de princípios e regras que orientam o planejamento e implantação de quaisquer ações que interfiram no espaço e desenvolvimento urbano, mas é totalmente manipulável a partir de um estudo mais aprofundado e identificação de ambiguidades nas limitantes que dão abertura para modificação ou até isenção. Na prática acadêmica, ele é citado como um dos limitantes mais importantes no exercício do projeto arquitetônico, mas não é muito abordado no exercício de projetar. Me refiro sempre especificamente à disciplina de Projeto Arquitetônico e não às de Urbanismo.
Alguns dizem que o motivo é de que o Plano Diretor é complexo demais para ser estudado e aplicado por um único aluno em um semestre. Ou que a formação estritamente acadêmica dos professores de projeto não deixe atentar à esse tipo de limitante a ponto de influenciar no exercício mais do que o estudo da estrutura, estética e função no projeto. A maioria