Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos
Ana Sabrina Fontes Ibiapino2; Dalana Lícia Lopes Alves3; Emileyde Patrinni de Souza Araújo4; Fabrício Oliveira Amorim5; Francisco Rosimar Rodrigues Luz Filho6; Paulo Pármenas Silva Santana7; Taynara Bárbara de Moura Carvalho8
Resumo
A definição atual de esquizofrenia indica uma psicose crônica idiopática, aparentando ser um conjunto de diferentes doenças com sintomas que se assemelham e se sobrepõem. A esquizofrenia é de origem multifatorial onde os fatores genéticos e ambientais parecem estar associados a um aumento no risco de desenvolver a doença. Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a história, sintomas e sinais, tratamento e outros tipos de transtornos psicóticos.
Palavras-chaves: Esquizofrenia; Transtornos psicóticos; Neuropsicologia; Neurotransmissores.
Abstract
The current definition of schizophrenia indicates idiopathic chronic psychosis, appearing to be a number of different diseases and symptoms resembling overlap. Schizophrenia is a multifactorial process in which genetic and environmental factors appear to be associated with an increased risk of developing the disease. This article aims to present an approach on the history, symptoms and signs, treatment and other types of psychotic disorders.
Keywords: Schizophrenia; Psychotic Disorders; Neuropsychology; Neurotransmitters.
O que é Esquizofrenia?
Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.
Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor