Gestão de so
1. Quais as funções básicas da gerência de memória?
Manter o maior número de processos na memoria, limpar a memoria quando o processo termina, permissões de compartilhamento, proteção de acesso, execução de programas maiores que a memória disponível.
Evitar acesso indevido em sistemas multitarefa;
Cada processo tem sua área de memória;
Acesso indevido pode causar perda de processos/dados;
Execução de programas maiores que a memória disponível.
2. Considere um sistema computacional com 40Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?
Ao todo: 40kb de memória
SO: 10kb.
Programa: 20kb
Sobram: 10kb
3. Suponha um sistema computacional com 64Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90Kb, formado por um módulo principal de 20Kb e três módulos independentes, cada um com 10Kb, 20Kb e 30Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?
90Kb não cabem de uma vez, módulo principal vai para a memória, o sistema operacional também, no espaço de 30kb restantes os três módulos independentes serão executados.
4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não possa, como o problema poderia ser contornado?
Não. Para contornar, poderia se dividir o módulo de 40kb em outros dois de 20kb ou aumentar a memória física em mais 10kb.
5. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?
Fragmentação externa são áreas livres na memória que não estão contíguas, ocorrem a medida que os processos entram e saem da memória. A fragmentação interna é a sobra existente que não pode ser alocada por outro