O impacto do so&p na gestão integrada do negócio
INTRODUÇÃO
Em face a cenários cada vez mais competitivos, as organizações buscam técnicas de planejamento como forma de alcançar as metas estabelecidas por sua estratégia corporativa.
Sendo a estratégia corporativa condição imperativa para o atendimento de seus objetivos, seu planejamento requer um direcionamento único entendido e compreendido por toda a organização.
É neste contexto que esta inserido o S&OP, dar suporte para atender os anseios estratégicos das organizações.
S&OP - Sales and Operations Planning, plano de vendas e operações (PV&O), é um processo de planejamento tático, que atua no estudo de mercado e vendas do produto ou segmento e na estratégia de planejamento das operações internas, otimizando o inventário com a demanda e estruturando os processos internos, integrando suas operações no simples princípio de oferta x demanda, para a obtenção do resultado esperado, ou de maneira mais simples, planejar como alocar os recursos da Cadeia de Suprimentos para atender a demanda futura, sempre avaliando a introdução de novos produtos no mercado.
Objetivando atingir concomitantemente melhorias nos Custos e Serviços, onde a busca por melhorias dos custos focam os níveis de estoque e produção, e o serviço é medido através da disponibilidade de produto, acompanhado as mudanças de mercado.
Este processo viabiliza que, a estrutura hierárquica vertical, passe a conversar com a estrutura horizontal, proporcionando interação e entendimento sobre as responsabilidades de cada área e o que pode ser melhorado.
Embora seja um processo imprescindível para as organizações e amplamente aceito pela comunidade dedicada ao estudo da Cadeia de Suprimentos, é fácil perceber em uma pesquisa, que existem na literatura poucos relatos sobre experiências reais de implantação do S&OP nas organizações.
Portanto a avaliação da implementação e ou andamento do processo é respaldada por profissionais com