GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
1. O que é Gestão de segurança e saúde ocupacional?
A gestão de segurança e saúde ocupacional pode ser definida como as regras, ferramentas e procedimentos que visam eliminar, neutralizar ou reduzir a lesão e os danos decorrentes das atividades.
Segurança ocupacional é entendida como um conjunto de ações adotadas visando eliminar ou minimizar os riscos de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, protegendo a integridade e a capacidade de trabalho do indivíduo.
A saúde ocupacional consiste na promoção e no controle das condições laborais que possam garantir um grau mais elevado de qualidade de vida no trabalho, protegendo a integridade física, mental e social do trabalhador, prevenindo e controlando as doenças ocupacionais através do controle das condições de risco e através de ações de educação da saúde e da prevenção das doenças.
a. Abordar o tema Segurança e saúde.
Tornou-se lugar-comum, no âmbito do setor saúde, repetir, com algumas variantes, a seguinte frase: saúde não é doença, saúde é qualidade de vida. Por mais correta que esteja, tal afirmativa costuma ser vazia de significado e, freqüentemente, revela a dificuldade que temos, como profissionais da área, de encontrar algum sentido teórico e epistemológico fora do marco referencial do sistema médico que, sem dúvida, domina a reflexão e a prática do campo da saúde pública. Dizer, portanto, que o conceito de saúde tem relações ou deve estar mais próximo da noção de qualidade de vida, que saúde não é mera ausência de doença, já é um bom começo, porque manifesta o mal-estar com o reducionismo biomédico. Porém, pouco acrescenta à reflexão.
A área médica, por sua vez, já incorporou o tema qualidade de vida na sua prática profissional. Quando se apropria do termo, porém, o utiliza dentro do referencial da clínica, para designar o movimento em que, a partir de situações de lesões físicas ou biológicas, se oferecem indicações técnicas de melhorias nas