GESTÃO DE SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Para o bom desenvolvimento de um sistema de segurança, tanto na fase de concepção e durante a sua instalação, é necessário, em muitos casos, o apoio do Gestor de Segurança da organização e dos usuários do sistema, que normalmente irão contratar o projeto.
As diferentes fases, para implementação de um sistema de segurança, poderemos estabelecer os seguintes tópicos:
1 - ESTUDO DA SEGURANÇA
A análise detalhada dos riscos, objetivando encontrar a resposta adequada para a implementação de um sistema de segurança será de fundamental importância, onde iremos definir claramente o objetivo do sistema a ser instalado e o seu verdadeiro grau de segurança necessário para o seu funcionamento, tendo em conta o orçamento disponibilizado.
A obtenção destas necessidades de segurança irá apresentar a sua priorização, através de níveis de importância e dos objetivos a ser alcançados, onde iremos obter a escolha certa dos dispositivos que oferecerão maiores garantia para superar as vulnerabilidades apresentadas, fazendo assim, com que haja sucesso no seu desempenho.
2 - ELABORAÇÃO DO PROJETO TÉCNICO
Posteriormente, é necessário elaborar um projeto em duas frentes, na área técnica e econômica, que deverá conter as seguintes partes:
- Notas explicativas dos dispositivos que fazem parte do sistema e a filosofia da concepção orientadora.
- Lista de requisitos técnicos e administrativos, que abrange todas as circunstâncias relacionadas com a execução real da instalação, juntamente com os planos correspondentes.
- Estudo econômico, onde as diferentes unidades de trabalho que compõem o conjunto do sistema.
3 - ESTUDO TÉCNICO
Uma vez produzido o Projeto Técnico, seguindo as regras jurídicas estabelecidas de acordo com o trabalho a ser executado, iremos realizar um estudo técnico deste projeto, verificando todas as propostas encaminhadas pelas empresas interessadas. Esse estudo deve ser feito de