Gestão de saúde e segurança
Resumo
O artigo tem como objetivo informar a importância da gestão de saúde e segurança do trabalho nas organizações, a partir da ideia de que a empresa deveria se preocupar não somente com os danos aos trabalhadores, mas também com os danos às instalações, aos equipamentos e a seus bens em geral, englobando também as questões da proteção ambiental, de segurança patrimonial e segurança do produto, criando o controle total das perdas, tudo sendo regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Normas Regulamentadoras que tratam de Segurança e Saúde ocupacional, consequentemente trazendo benefícios no ponto de vista financeiro e motivacional.
Perguntas
- O que complementou o seu conhecimento?
O artigo complementou meus conhecimentos em relação ao sistema de saúde e segurança ao ser implementado numa empresa. Como implementar, quais são seus pontos positivos e negativos, quais prejuízos serão evitados, os direitos e deveres de um trabalhador acidentado e da organização em questão.
- Quais ensinamentos posso aproveitar na minha vida profissional de administrador?
Os ensinamentos que posso aproveitar na minha vida profissional são os direitos que terei caso ocorra algum acidente, como identificar um perigo, como avaliar riscos e a implementação de medidas necessárias com a finalidade de evitar que acidentes ocorram.
- Quais os pontos fortes e fracos que detectou no tema?
O nível de melhoria que o sistema de gestão de saúde e segurança pode oferecer as organizações.
Muitas organizações têm a saúde e segurança voltada apenas para o atendimento dos requisitos legais e não apresentam resultados significativos. E ao implementar a cultura na organização será necessário que todas as partes da organização esteja comprometida com a