gestao da saude e segurança no trabalho
• Evolução Histórica.
[Digite o nome do autor]
19/02/2014
Gestão da saúde e segurança do trabalho
• Evolução histórica O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem, porem, o conceito de segurança surgiu muito tempo depois. Em 1956 George Bauer publicou um livro onde mostrou que o trabalho pode ser um causador de doenças e cita a extração de minerais argentiferos e auríferos, e a fundição da prata e do ouro. Ainda nesta obra, Bauer fala sobre acidentes do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros. Em 1802, foi aprovada a “lei de saúde moral dos aprendizes”, que foi a primeira lei de proteção aos trabalhadores, que estabeleceu o limite de 12 horas de trabalho diárias, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregados a lavar as paredes das fabricas duas vezes por ano, e tornava obrigatória a ventilação das fabricas. Essas medidas foram ineficazes no que diz respeito á redução no numero de acidentes de trabalho. A cidade de Manchester, na Inglaterra, parecia ter saído de uma guerra, devido ao grande numero de aleijados, que estavam desempregados e desesperados perambulando pelas ruas.
Em 1831, instalou-se uma comissão para analisar a situação dos trabalhadores, onde se concluiu um relatório descrevendo que homens e mulheres, meninos e meninas, encontravam-se doentes, deformados, abandonados, uma mostra da crueldade do homem para com homem. O impacto desse relatório sobre a opinião publica foi tão grande que surgiu, em 1833 a primeira legislação eficiente para a proteção do trabalhador, o “Factory Act”. O factory Act era aplicado em todas as fabricas têxteis, onde se usasse força hidráulica ou a vapor, para o funcionamento das maquinas.
Proibia o trabalho noturno aos menores de dezoito anos, restringiu o horário de trabalho para 12 horas diárias e 96 horas por semana; obrigatoriedade de escolas nas fabricas para os menores de 13 anos, a idade mínima de trabalho