Gestão da segurança e saúde do trabalho
O artigo em questão relata a importância da gestão da segurança e saúde no trabalho nas organizações, especificamente as empresas que visam apenas lucros investindo pouco ou em nada na questão da segurança e saúde do trabalho. Aborda também como usar um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho nas organizações de forma eficaz reduzindo ou eliminando os perigos e riscos nos ambientes de trabalho destas organizações.
Segundo o artigo, as organizações devem garantir que suas operações e atividades sejam regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Normas Regulamentadoras que tratam de Segurança e Saúde ocupacional, pois o não cumprimento desta legislação pode causar perdas irreparáveis aos funcionários e prejuízos do ponto de vista financeiro que são os acidentes do trabalho.
A gestão de segurança e saúde deve ser incorporada a do negócio empresarial pois os custos da segurança estão relacionados com todo o tempo e recursos utilizados no planejamento da prevenção de acidentes e nos controles implementados nos locais de trabalho. Assim esta gestão de segurança e saúde do trabalho faz com que empresas socialmente responsáveis tomem suas decisões proativamente, com base na ética e na transparência de suas ações.
Os sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho implementam políticas, programas, procedimentos e processos de negócios da organização conduzindo suas atividades com ética e responsabilidade social. Estes sistemas de gestão podem contribuir para que empresas obtenham um nível de melhoria contínua de desempenho, fundamentando-se em uma atuação proativa.
No ano de 1996 foi criada a norma BS 8800 uma ferramenta para os administradores, empregados e profissionais envolvidos com a segurança do trabalho, com a intenção de auxiliar as empresas a estabelecer uma plataforma universal para tratar e administrar questões de riscos, higiene no trabalho, comportamento e atitudes seguras em relação ao