Gestão de rh
[->0][->1][->2]
Bottom of Form 1
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
[->3][->4]
O perfil do profissional do século XXI
Home[->5] » Gestão de Carreira[->6] » O perfil do profissional do século XXI
Incluído em 19 de agosto de 2010[->7] por Corporate[->8]
* Luiz David
Carlessi é consultor do IDORT/SP.
Fonte: InfoMoney
O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, tanto para os que estão ingressando como também para os que já estão e pretendem permanecer nele. Este mercado tem mudado em várias de suas características: tamanho, distribuição geográfica, surgimento, diminuição ou até mesmo desaparecimento de algumas profissões, caracterização do vínculo empregatício, entre outras. Diante desse cenário, a necessidade de adaptação e absorção de novas competências (conhecimentos, habilidades e experiências) e a capacidade de percepção e flexibilização são cruciais.
O profissional do século XXI deve possuir muitas características, entre elas, empreendedorismo, resiliência, pró-atividade, liderança energizadora, percepção, comunicação, persuasão, assertividade, criatividade, cultura, humanismo. Todas essas características têm sido muito requisitadas pelas empresas. Não se trata de ter profissionais supra-humanos, visto que, isso é impossível e tem levado muita gente a um nível de estresse muito grande.
Trata-se de reconhecer seus potenciais, suas limitações e a partir daí, de forma equilibrada e estruturada, buscar o auto-desenvolvimento.
A tecnologia também tem sido cada vez mais importante na questão profissional. Independentemente da área do conhecimento, ela fornece a base conceitual necessária a uma evolução do pensamento e da análise. Atualmente, a utilização de ferramentas tecnológicas é um fator de diferenciação no mercado de trabalho. Compreender claramente o ambiente em que vivemos e suas correlações é fundamental para qualquer profissional, mas não devemos ser