Pré projeto - hidrolise
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – ENGETEC
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PRISCILA KATERINE DE SOUZA
SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO BIOETANOL A PARTIR DE RESÍDUOS DA BANANICULTURA
(PRÉ-PROJETO)
JONVILLE, 2012
1. JUSTIFICATIVA
O etanol é um bicombustível altamente utilizado. O mesmo pode ser adicionado à gasolina trazendo diversas vantagens, dentre estas a redução do monóxido de carbono e outros poluentes tóxicos. Atualmente muitos produtores de etanol e empresas de engenharia vem direcionando esforços para o aumento produtivo e novas formas de obtenção de bioetanol, visto que os combustíveis fósseis estão cada vez mais escassos, e também devido à necessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável por meio de energias mais limpas.
Desde 2008 a UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville desenvolve estudos na área de obtenção do bioetanol, avaliando o desempenho do uso de resíduos da bananicultura (pseudocaule, folha e engaço) para produção do mesmo. O projeto é de grande interesse para a região, visto que Santa Catarina está entre os estados de maior rendimento médio de produção de banana, e a microrregião de Joinville sendo responsável por quase metade dessa produção (CEPA, 2010).
Diferente da produção a partir da cana-de-açúcar, o processo produtivo a partir de resíduos do cultivo de banana ainda não é completamente conhecido, sendo necessário avaliar a integração operacional e energética de etapas como a hidrólise, fermentação e destilação. Além disso, visando aspectos econômicos, ambientais e tecnológicos, é necessário estudar questões relacionadas a interação entre componentes no processo produtivo. Neste sentido, a simulação do processo permite a avaliação de variáveis difíceis de serem obtidas experimentalmente, bem como a análise do processo sem a necessidade de interferir no mesmo.
Desta forma, como parte integrante da linha de pesquisa citada, este trabalho trata