Plano de Trabalho para Produção de Etanol de Segunda Geração
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
1. Local de realização da atividade: Laboratório de Petróleo e Sistemas
Complexos.
2. Departamento/Centro: Departamento de Tecnologia Química – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
3. Curso: Engenharia Química.
4. Orientador: Prof. Dr. Henrique Tadeu Castro Cardias.
5. Aluno: Thiago de Aquino Siqueira.
6. Breve descrição do grupo de pesquisa e/ou projeto de pesquisa na qual insere o plano de trabalho
O enfoque dos trabalhos do grupo de pesquisa é estudar o processo de produção do etanol de segunda geração a partir do material lignocelulósico.
Inicialmente, o grupo trabalhará com o bagaço de cana de açúcar que é encontrado facilmente na região e é uma abundante fonte de material lignocelulósico, sendo uma alternativa significante para o aumento da produção de etanol. Apresenta também as seguintes características: facilidade no transporte, alta concentração de carboidratos, baixo custo de colheita e armazenagem. 7. Título do trabalho
Hidrólise enzimática do bagaço da cana-de-açúcar visando à produção de etanol de segunda geração.
8. Descrição detalhada das atividades a serem realizadas:
8.1. Revisão bibliográfica:
Esta é uma etapa que será realizada através de estudos objetivando a pesquisa e o consequente aprendizado sobre o processo de produção de etanol de segunda geração, tendo como foco principal a hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos, no caso o bagaço da cana-de-açúcar.
8.2. Aquisição e caracterização das amostras de bagaço:
Neste segundo momento trabalharemos na coleta e transporte do bagaço até o Laboratório de Petróleo e Sistemas Complexos da Universidade
Federal do Maranhão, Campus Bacanga. No laboratório faremos a caracterização das amostras que serão analisadas empregando os seguintes métodos: teor de celulose e hemicelulose, lignina, teor de amidos, teor de fibra, teor de proteína, teor de açúcares totais.
8.3. Pré-Tratamento