Gestão de Resíduos sólidos
Resíduos Sólidos
Prof ª Maria Cristina Borba Braga
1) Liste os elementos funcionais de um programa de gerenciamento de resíduos. Na sua opinião, como o gerenciamento integrado de resíduos incorpora os elementos funcionais?
Elementos que compõem um programa integrado de resíduos:
Geração de Resíduos;
Manuseio, separação, armazenamento e processamento de resíduos na fonte;
Coleta de resíduos;
Transporte de resíduos;
Separação, processamento e transformação de resíduos;
Disposição final de resíduos;
O gerenciamento integrado de resíduos articula os elementos funcionais, com ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, com base nos critérios sanitários, ambientais e econômicos buscando conhecimento no ciclo completo dos resíduos, visando a transversalidade dos diferentes tipos de resíduos, envolvendo toda a cadeia. Utilizando ferramentas como a educação ambiental, reciclagem, reutilização, recuperação de recursos e principalmente redução na geração de resíduos através de conscientização de mudança de atitudes na população.
2) Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, faça uma análise crítica abordando a situação atual, sua importância, além de outros aspectos que considerara relevante.
A discussão sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos é uma das principais preocupações mundiais, no enfrentamento das mudanças climáticas, no questionamento do atual padrão de produção e consumo e na preservação dos recursos naturais. A sustentabilidade exige um esforço conjunto do poder público, do setor produtivo e da sociedade. Sob os ombros de cada um pesa a responsabilidade de colocar em prática uma Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O Congresso Nacional, tem uma dívida com a sociedade quanto à aprovação das diretrizes para gestão e tratamento adequados dos resíduos sólidos. O estabelecimento de um marco regulatório de resíduos sólidos deve ser entendido como um instrumento indutor do