Gestão de Relacionamento com o Cliente
Disciplina - Gestão de Relacionamento com Cliente Caso de sucesso de Marketing de Relacionamento - Empresa Chocolates Kopenhagen
A Chocolates Kopenhagen é uma empresa que existe há 83 anos e sempre foi sinônimo de qualidade e requinte. Mesmo mantendo a tradição, a empresa sabe que deve acompanhar as mudanças e manter-se informada sobre o seu cliente para não o perder para a concorrência. Por isso, criou o seu programa de fidelidade, o Kop Club. Ele era como inúmeros outros programas – conforme o cliente consumisse os produtos da loja iria acumulando pontos que, após x pontos acumulados, obteria vantagens na compra de produtos ou produtos de graça. Como diferencial, a empresa criou chocolates exclusivos para premiar os clientes do programa. Até aí, sem grandes diferenciais. Porém, a empresa reformulou o posicionamento de seu programa. Antes um programa de fidelidade, agora um programa de relacionamentos.
Para oferecer aos seus clientes uma nova experiência, a Kopenhagen criou parcerias com marcas que dividem o mesmo universo de luxo e requinte, assim, quem é do Kop Club também terá vantagens exclusivas nas lojas das parceiras. Marcas como Mini Cooper, Montblanc, Amarula, Rockstter e Unique são exemplos das parcerias que a empresa de chocolates firmou para proporcionar aos seus clientes fiéis uma nova experiência.
A transformação do programa de fidelidade da Kopenhagen não foi resultado de um pensamento repentino “Quem sabe a gente faz isso…”. A empresa pesquisou para saber as necessidades e os desejos de seus clientes nas mais diversas áreas. Isso é resultado de um planejamento que objetiva trazer inovação para a marca, não a deixar envelhecer e fortifica os vínculos com o público estratégico.
Por que é Marketing de Relacionamento? E por que é um sucesso?
É Marketing de Relacionamento, pois, a empresa através de uma análise estratégica e utilizando as ferramentas e planejamento, agregou valor e fidelidade ao relacionamento com o