gestão de relacionamento com o cliente
A necessidade de criar e sustentar vantagens competitivas tem proporcionado o surgimento de novos negócios com o intuito de reduzir custos e tornar os produtos e serviços mais competitivos. Nesse contexto, surgiu a terceirização, que ganha destaque e se solidifica como uma das atividades mais eficientes na racionalização de recursos humanos.
Essa nova modalidade de buscar fora tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim das empresas. Esta já é uma prática antiga nas grandes economias mundiais, entretanto, apesar de ter surgido no Brasil no final da década de 50, com as montadoras de automóveis, a terceirização somente agora está tomando impulso no país.
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo de como funciona na prática as teorias de um Gestor de Recursos Humanos, dentro de uma estrutura já existente. Analisando os pontos positivos e negativos da empresa, apresentando novas ideias para o mercado.
No mundo atual, a complexidade dos estudos aqui efetuados talvez venha a ressaltar a realidade e retorno esperado. De outro norte, sabe-se que a valorização de fatores subjetivos podem nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo.
2.O QUE É TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.
Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
O processo de terceirização em