Gestão de recursos humanos
Introdução
1 – Definição
2 – Tipos
3 – Patologias
Valores
1 – Higidez
2 – Caráter
3 – Cavalheirismo
4 – Essênciais
5 – Julgamento
6 – Valores de Liderança
Definição:
Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da empresa. Devem existir, segundo o conceito: 1. Existência do Grupo Humano; 2. Presença de um líder; 3. Observância dos princípios psicológicos e sociológicos que regem o ser humano;
A liderança exige do líder: 1. ATITUDE: predisposição para sacrifícios pessoais; 2. EXERCÍCIO: da ética de pessoas, a sua observância; 3. EXERCÍCIO: conhecimento da liderança de outros lideres; 4. EXERCÍCIO: conhecimento do comportamento do ser humano; 5. CONHECIMENTO: de liderança; 6. AÇÃO: obtenção de experiência através da ação.
O líder precisa ter: obediência, confiança, respeito e cooperação leal.
Fatores predisponentes da liderança: 1. Autoridade Organizacional (direito legal e funcional em exercer o comando sobre seus liderados); 2. Autoridade Moral (vem do líder e significam valores, crenças ideais, formação, objetiva e metas a seguir); 3. Competência (estabelece a ascendência do líder sobre os seguidores, conquistando a confiança).
Tipos de liderança: 1. Liderança pessoal ou de pequenos grupos, sendo exercida diretamente face a face. 2. Liderança de organização, ou de grandes grupos exercida através de grandes grupos.
Patologias: 1. Liderança carismática, conseqüências dos fatores emocionais, presentes em grau elevado. O líder é amado e idolatrado de forma doentia. Ocorre desvio de comportamento entre líder e liderados. Essa manifestação patológica deve ser repelida entre os liderados. 2. Liderança contra a Ética, com o exemplo a liderança de organizações criminosas, mas isso não é de nosso interesse.
Higidez 1. Sabemos que o homem se apresenta em diferentes lugares