Gestão de recursos humanos
Quando pensamos em negociação temos que pensar que toda a nossa vida é girada em torno de uma negociação e neste trabalho vamos ver sobre negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação sobe um enfoque sistêmico.
Uma negociação deve-se sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, aperfeiçoar as teorias e buscar sempre a realização ganha-ganha onde todas as partes saiam satisfeitas.
Uma das principais pontes usadas em uma negociação é a comunicação, não importando quais os meios de comunicação utilizados pelo negociador. Os bons negociadores são comunicativos,sabem usar bem o vocabulário adequado ao ambiente empresarial de forma clara e objetiva,facilitando assim a compreensão e o entendimento entre todos.possuem também a capacidade de serem ótimos ouvintes.
Neste mundo de competição e cooperação, vemos que as organizações não estão sozinhas, é neste ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos (entradas e saídas), proporcionando energia, talentos, informação e matérias.
O que é negociação?
É um processo que envolve duas ou mais partes baseado numa comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, em que todas as partes saiam ganhando.
Reconhecer a origem da teoria dos sistemas no campo da administração e compreender a negociação de forma sistêmica.
Aprendemos sobre negociação porque é um processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de expor todas as suas idéias, e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
São várias as teorias que envolvem as teorias de sistemas:
Teoria clássica (Henry Fayol)
Teoria das relações humanas (Elton Mayo)
Teoria das relações humanas (Mary Follet)
Teoria das relações humanas (Chester Barnard)
Quem aprende a utilizar o enfoque sistêmico aprende a