Gestão de recursos humanos
ORGANIZAR: Criar uma estrutura humana e material pra realizar o empreendimento.
COMANDAR: Manter o pessoal ativo em toda empresa.
COORDENAR: Reunir, unificar e humanizar toda a atividade e esforço.
CONTROLAR: Cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.
Exercício 2
Os tipos de níveis e planejamento são: estratégico, tático e operacional.
NÍVEL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o planejamento estratégico envolve uma tomada de decisões sobre os objetivos e estratégias de longo prazo,ou seja, é uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, os planos estratégicos têm uma orientação externa forte e envolvem as partes principais da organização.
NÍVEL E PLANEJAMENTO TÁTICO: Transforma os objetivos e planos estratégicos mais amplos em objetivos e planos específicos que são relevantes para uma parte específica da organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humano. Esses planejamentos focam as principais ações que uma unidade deve empreender para realizar sua parte do plano estratégico.
NÍVEL E PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Identifica os procedimentos e processos específicos e solicitados nos níveis inferiores da organização, os gestores operacionais desenvolvem planos para períodos de tempo curtos e focalizam tarefas rotineiras como lotes de produção, roteiros de entrega, entre outras. Corresponde a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.
Exercício 3
As estruturas organizacionais são: Tradicionais, de Impacto e Modernas. Departamentalização por funções : tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Porém uma grande