Gestão De Qualidade Etapa 1 E 2
Apresentaremos os conceitos básicos de qualidade e gestão da qualidade, possibilitando o entendimento sobre as noções no progresso de sua evolução. Também trataremos de sua importância e a divisão existente para buscar melhores retornos, levando-se em conta as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária. Podemos dizer que a Qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de característica, ou seja, de uma relação de características do projeto e da produção, determinante na satisfação que o produto possa proporcionar ao consumidor, durante o seu uso. Esta definição leva-nos a pensar em termos como, fiabilidade, adequabilidade, durabilidade, que na realidade são características individuais que em conjunto constituem a qualidade do produto, então qualidade é fazer a coisa no tempo certo. Podemos definir a Qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas, ou seja, de uma combinação de características do projeto e da produção, determinante na satisfação que o produto possa proporcionar ao consumidor, durante o seu uso. Esta definição leva-nos a pensar em termos como, fiabilidade, adequabilidade, durabilidade, que na realidade são características individuais que em conjunto constituem a qualidade do produto. Então para haver gestão da qualidade, esta deve começar por ser definida ou especificada. Três grandes divisões podem ser consideradas para simplificar a exposição:
CONCEPÇÃO FABRICA/PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E USO.
A qualidade da concepção deve ser à medida que o projeto incorpore as necessidades e expectativas do consumidor, quer em termos funcionais, quer em termos técnicos.
A qualidade do fabrico/prestação de serviço deve ser na medida em que o produto/serviço esteja de acordo com as especificações.
A qualidade na utilização deve ser na medida em que o produto desempenhe as tarefas ou preste os serviços