Gestão de Projetos
Título: Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: Franisco Villela
Disciplina: Gestão de Projetos Turma:
Introdução
As organizações buscam melhorar seus planos estratégicos tendo como objetivo a obtenção de melhores resultados e maiores lucros, através desta busca percebem a importância da gestão de projetos como solução em suas aplicações devido a sua relevância na vantagem competitiva. Contudo adotar e praticar a gestão de projetos não é uma tarefa fácil, principalmente em pequenas e médias empresas, que normalmente tem cultura familiar e rotinas enraizadas.
O crescimento da gestão de projetos vem atingido organizações de todos os segmentos e portes, mas nem sempre as mesmas estão preparadas para aplicá-la, e muitas vezes desconhecem sua metodologia e melhores práticas.
Modos e meios de implantação
Para implantar uma filosofia de projetos numa empresa de menor porte, o primeiro desafio esta em envolver toda organização, superar resistências, quebrar paradigmas e apresentar uma nova metodologia de maneira firme e com clareza nos conceitos para conquistar credibilidade.
É importante que os executivos da empresa participem e patrocinem o projeto, mas que não interfiram nas funções do Gerente de Projetos, para evitar que o projeto não seja executado conforme o planejado.
E justamente pela falta de conhecimento em como planejar que as PMEs deixam o planejamento de lado e partem logo para execução, como ir solucionando os problemas e as falhas à medida que vão aparecendo e a partir de busca desenfreada por resultados estabelecendo prazos audaciosos. O planejamento bem desenvolvido pode guiar as organizações e os gestores de projetos na operação dos negócios, direcionar e motivar os funcionários, proporcionar um ambiente atrativo para clientes, futuros empregados e até mesmo para possíveis investidores.