Gestão de projetos
INICIAÇÃO
Para aqueles que sonham em abrir o próprio negócio, faz se necessário a realização de longo planejamento e a elaboração de um projeto do novo negócio que se pretende abrir. Você se vê dinâmica(o) e sempre desperta o interesse por variações e tendências da moda, visto que ainda possui um bom dinheiro para investir em um negócio? Se sua resposta foi sim, o primeiro passo já foi dado que é o seu “interesse e envolvimento” estes servirão como engrenagem as demais ações. Além disso, é importante você conhecer o seu perfil empresarial.
ORGANIZAÇÃO
O próximo passo agora é ir em busca do seu posicionamento de referência no mercado lojista, para isto se alie a um bom plano de negócios e planejamento de gestão.
Primeiras diretrizes
Para consolidar a ideia, antes de avaliar o mercado de concorrência, é necessário levantar dados do seu ponto lojista, como; O local é de fácil acesso? Há boa urbanização? Há segurança? Há movimentação de público? Existem outros lojistas no bairro?
Caso existam outros lojistas no bairro, é importante avaliar a concorrência; procure excelência nos serviços, qualidade dos produtos ofertados, estrutura da loja, decoração, plano de relacionamento com os clientes, promoção, brindes e entre outras.
Com o resultado da pesquisa de concorrência em mãos, localize as falhas e diante destas, estruture ações que sua loja de roupas poderá suprir a carência da clientela.
Antes de começar a criar ações para o plano de serviços diferenciados da loja de roupas, é necessário levantar dados da clientela como, poder aquisitivo se classe A, B ou C, só depois escolha o segmento lojista que mais convém ao seu público alvo.
O segmento lojista de roupas varia: lojas de roupas femininas, infantis e masculinas; lojas onde são oferecidas roupas e acessórios de marcas variadas (cabe a uma classe B em diante) Boutique com roupas de marcas exclusivas (cabe a uma classe A), lojas esportivas (cabe a bairros que possuam várias