Gestão de projetos
Aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software
Segunda Edição
André Koscianski Michel dos Santos Soares
Novatec
Capítulo 1
O que é qualidade?
A qualidade é relativa. O que é qualidade para uma pessoa pode ser falta de qualidade para outra. – G. Weinberg
A idéia de qualidade é aparentemente intuitiva; contudo, quando examinado mais longamente, o conceito se revela complexo. Definir qualidade para estabelecer objetivos é, assim, uma tarefa menos trivial do que aparenta a princípio. Este capítulo enfatiza como a noção de qualidade pode ser relativa e introduz as dificuldades básicas relacionadas ao tratamento desse assunto.
1.1 História
Embora o controle de qualidade e o uso de padrões como ISO sejam algo que tenha atraído bastante atenção nas últimas décadas, historicamente o assunto é muito antigo. Existem relatos de que há mais de quatro mil anos os egípcios estabeleceram um padrão de medida de comprimento: o cúbito. Essa medida correspondia ao comprimento do braço do faraó reinante. Curiosamente, a troca de faraó significava que a medida deveria ser atualizada. Todas as construções deviam ser realizadas utilizando o cúbito como unidade de medida. Para isso eram empregados bastões cortados no comprimento certo e periodicamente – a cada lua cheia – o responsável por uma construção devia comparar o padrão que estava sendo utilizado com o padrão real. Se isso não fosse feito e houvesse um erro de medição, o responsável poderia ser punido com a morte [Juran e Gryna, 1988]. O resultado da preocupação com rigor é evidente na construção das pirâmides, em que os egípcios teriam obtido precisões da ordem de 0,05%1.
1
Site Internet da EOS (Egyptian Organization for Standardization and Quality Control) (2005).
17
18
Qualidade de Software
A história da qualidade prosseguiu com inúmeros exemplos de resultados extraordinários: os grandes templos construídos na Grécia e Roma