Gestão de projetos
Antes de apresentarmos em sumo o conceito do projeto a se seguir façamos uma breve reflexão à respeito do que vem a ser um projeto de fato. Com base no conhecimento adquirido até aqui começamos a diferenciar o conceito real de um projeto de conceito que podem nos confundir como a abertura de um negócio, que inicialmente pode ser confundida pois apresenta fases semelhantes mas não se caracteriza como projeto pois não tem prazo definido uma vez que uma empresa não tem um prazo de vida preestabelecido. Ainda mirando este exemplo, podemos identificar alguns projetos dentro deste processo mas não podemos classifica-lo desta maneira.
Um projeto precisa atender a requisitos básicos: ser uma iniciativa nova, ou seja ainda que já hajam projetos semelhantes, cada projeto precisa ser um agente de mudança no ambiente em que será implantado.
Em virtude dos conceitos propostos acima podemos concluir que um projeto é: uma iniciativa nova, com vida útil e prazos preestabelecidos, é necessário que tenhamos objetivos claros, e é necessário que apesar dos obstáculos que surgirem ao longo do processo sejam contornados para que não haja prejuízos à qualidade final do produto oferecido inicialmente.
Pensando desta maneira o conceito básico do projeto que se segue é atingir um nível de mudança comportamental com relação à cultura dentro da nossa instituição de ensino.
Anhanguera Mostra: Miscelânea Cultural
Batizado até o momento por “ Anhanguera Mostra” o projeto se refere à execução de uma mostra de cultura a se realizar ao final do semestre..
Com base nos conhecimentos adquiridos até aqui, entendemos que o conceito básico desta feira precisa ser embasado pela funcionalidade e pelo aprendizado a ser obtido junto à sua execução. Sabemos que a satisfação dos clientes são nosso foco principal e desejamos somar a isso a idéia de que podemos poupar nossos recursos caso e mesmo assim obter grande êxito no resultado final, levando ainda em