Gestão de projetos em PME's
Atividade: Individual
Título: Gestão de projetos em PME
Aluno: Filipe Motaco
Disciplina: Gestão de projetos
Turma: 25-Grupo 2
Introdução
As pequenas e médias empresas, ditas PMEs, formam hoje uma significativa parcela do mercado brasileiro de negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE/SP, no ano de 2009 existiam cerca de 5.1 milhões de empresas atuando no Brasil, sendo 98% deste total classificado como micro, pequena e média empresa.
Neste trabalho tentarei descrever os benefícios e dificuldades na implantação de uma filosofia de gerenciamento de projetos numa PME.
Modos e meios de implantação Implantação de uma nova cultura A implantação de uma nova cultura em um ambiente organizacional ocorre, em geral, dentro de um campo de forças, pois como disse Nicolau Maquiavel (1513 D.C): "Nada é mais difícil do que a introdução de uma nova ordem. O inovador tem como inimigos todos aqueles que se saíram bem nas condições antigas, e seus defensores são aqueles que podem se sair bem em novas condições". Para mudar uma organização, é preciso entender essas forças e canalizá-las para que dêem espaço às mudanças, em vez de se oporem a elas.
John Kotter (1997), em seu livro Liderando Mudanças, sugere oito etapas para um processo de mudança bem sucedido, quais sejam:
1. Criar um sentido de urgência – ajuda as pessoas a perceberem a necessidade de mudança e a importância de agir de imediato.
2. Trabalho de equipe – criação de um grupo forte orientando a mudança, com capacidade de liderança, definição e manutenção de foco, linhas de ação, credibilidade, capacidade de comunicação, autoridade e boa capacidade analítica.
3. Desenvolver a visão e a estratégia da mudança – definir direção, apresentar os ganhos da mudança, esclarecer como o futuro será diferente do passado e esclarecer como as mudanças e seus ganhos se tornarão realidade.
4. Comunicar para melhorar a compreensão – disseminar