Gestão de projeto
Módulo: 3
Título: Aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais.
Aluno:
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: 2
Introdução:
Objetivo: Descrever os aspectos críticos e os caminhos para lidar e eliminar as diferenças entre organizações, as regiões e as culturas mundiais frente a internacionalização das empresas no cenário brasileiro.
A internacionalização das empresas frente às mudanças de mercado ao longo das décadas, foi promovida de acordo com suas estratégias, necessidades e oportunidades econômicas e de mercado. No Brasil após a década de 50, mudanças dentro do seu cenário econômico, elevou a participação do Estado como empresário e no desenvolvimento de infraestrutura (transportes, energia, portos) e políticas de incentivos fiscais. A economia brasileira sofreu uma grande expansão e modernização do seu polo industrial. Esse processo trouxe grandes resultados para o mercado interno e externo, pois foram inseridos novos conceitos de mercado, e grandes investimentos em tecnologia. Segundo a revista: JOVENS PESQUISADORES VOL. 7, N. 1 (12), JAN./JUL. 2010 : “ O processo de internacionalização de uma empresa é influenciado por fatores internos e externos à empresa, assim para que uma empresa obtenha êxito em sua internacionalização o planejamento desta etapa é de extrema importância. A economia e os mercados estão em constante mudança, o que influencia a inserção das empresas em novos mercados. Com isso, podemos dizer que através de empreendedorismo aliada a busca por novos mercados e resultados, muitas empresas buscam se internacionalizar. Essa prática requer a utilização de ferramentas da gestão de projetos( Guia PMBOOK), pois sem um planejamento e escopo bem definidos, os resultados podem ser negativos ou abaixo do esperado. Mediante o processo descrito, vamos descrever os