ATIVIDADE 3
1 – O processo de controle de um banco como o Bradesco é dificultado por quais fatores contingenciais? Justifique.
Dificuldade de controlar as atividades e gastos de toda rede, principalmente gastos com materiais, bens e serviços.
2 – O Bradesco nunca havia conseguido reunir dados sobre as demandas de todas as divisões e agencias do grupo. Que falha de controle essa afirmação aponta?
Preventiva: já que essas informações nunca haviam sido coletadas.
3 – Descreva o sistema de controle que o Bradesco desenvolveu para lidar com o descontrole de gastos da organização.
Centralizar compras diversas em um mesmo fornecedor. A divisão em seguimentos de compras. Padronização dos materiais adquiridos em todas as agências. Cadastro de todos os fornecedores aptos a atender demandas por bens e serviços da empresa.
4 – Como você classificaria o tipo de controle (preventivo, simultâneo ou posterior) adotado pelo Bradesco para controlar seus suprimentos.
Posterior, porque só foi adotada após o período de descontrole e simultâneo porque depois que estava organizado, foi mantido.
5 – Porque foi implementada uma nova estrutura organizacional no departamento de compras? Quais são os benefícios que essas mudanças trouxeram para o controle das operações do Bradesco?
Porque foi visto que o descontrole nesse setor do banco trazia muitos gastos para empresa.
Redução dos gastos e erros nas compras, transparência entre os compradores e vendedores.
6 – Qual é a estratégia de controle comportamental adotada para o departamento de compras? Teria sido possível alcançar os mesmos resultados com outra abordagem ao controle do comportamento de funcionários?
Valorização da função dos compradores e assim eles ganharam também mais autonomia
Provavelmente não, já que o setor operacional é o responsável pela fabricação do produto e consequentemente dos lucros e resultados obtidos na empresa.
7 – Que técnicas de controle comportamental os gerentes do Bradesco devem ter