Gestão de processos, pessoas e competitividade
O presente trabalho tem por objetivo apresentar respostas para algumas questões propostas acerca de um estudo de caso da empresa Marcopolo líder mundial na fabricação de carrocerias de ônibus, com sede no Rio Grande do Sul.
A partir de um estudo de caso muito interessante, foi possível analisar inúmeros aspectos abordados nas disciplinas do sexto semestre do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas e ainda entender e refletir sobre a importância do Processo de Planejamento, Controle e Produção, bem como, das demais ferramentas e práticas a ela relacionadas para que se obtenha de fato o êxito dos resultados organizacionais.
DESENVOLVIMENTO
Inputs transformado, inputs de transformação, outputs, ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo ? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.
Todos eles estão presentes na empresa Marcopolo. Os Inputs transformados são materiais, informações e consumidores já os de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações). Os Outputs é o resultado do processo operacional sob os Inputs, tratasse dos bens e serviços criados através do processo produtivo a fim de garantir a satisfação do cliente final. Já o Planejamento e Controle da Produção fornece conhecimento básico sobre diferentes técnicas, para atingir os objetivos, e o projeto em Gestão da Produção é baseado na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade do processo produtivo.
A capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?
A empresa mantém boas alianças e com fornecedores e trabalha também com sistema justintime o que favorece para produção segundo as variações das