Gestão de Pessoas X Tempos Modernos
Para CHIAVENATO (1999) "Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações".
Com base nessa conceituação podemos definir que a Gestão de Pessoas dentro das organizações é uma ferramenta primordial para aquelas que querem crescer e manter-se a frente do mercado em que atuam. Infelizmente algumas organizações ainda estão muito atrasadas nesse quesito e deixam escapar grandes talentos por falta de planejamento e um bom funcionamento dos setores de Recursos Humanos.
Uma empresa com uma Administração de Recursos Humanos atuante possui como grande potencial a competitividade, podendo contar com colaboradores capacitados e motivados em busca de um bem comum, pois sabe que se a organização cresce ele também terá ascensão.
3. FILME TEMPOS MODERNOS VERSUS GESTÃO DE PESSOAS
O filme Tempos Modernos é um clássico do gênio Charles Chaplin, onde se retrata a vida na era da sociedade industrializada. A cena mais marcante e que é utilizada em diversos estudos acadêmicos é onde o personagem principal Carlitos tenta se adequar ao funcionamento das máquinas, no estilo de produção a base da linha de montagem.
O filme mostra a disparidade enorme entre trabalhadores e empregadores, o primeiro passando por sérias dificuldades financeiras, para abastecer com o seu trabalho o bolso da classe burguesa.
Em diversas partes o personagem parece perdido, levando inclusive para o seu cotidiano os trejeitos adquiridos na fábrica, atuando nas linhas de produção.
Com base no que foi exposto acima com relação ao conteúdo apresentado no filme e em contrapartida ao que foi visto na conceituação de Gestão de Pessoas, podemos notar que nesse tempo não existia qualquer preocupação com as pessoas que compunham a organização. Tudo era focado em lucratividade e números. Trabalhava-se por períodos abusivos, sem conforto, sem descanso e sem qualquer tipo de