Gestão de pessoas - resumo
HOMOGENEIDADE X HETEROGENEIDADE – pessoas deixando de ser meras commodities – assumem seu caráter pessoal e singular em função das diferenças individuais. O cargo não é a função mais importante – pessoas = capital humano da organização: conhecimentos, habilidades e competências.
TRABALHO INDIVIDUAL X T. EQUIPE – se transforma em atividade grupal, solidária e conjunto: juntar, integrar e multiplicar, fruto da sinergia do conjunto.
RETER X POSSUIR TALENTO – fazer o talento ser aplicado, obter feedback desses talentos: obter frutos do conhecimento, habilidades e das competências internas.
GERENTES LÍDERES DEMOCRÁTICOS – incentivadores, participação efetiva no processo de gestão das pessoas.
T&D X ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO – desenvolvimento holístico das pessoas, não é apenas função exclusiva da área de T&D: esforços conjuntos e integrados para incrementar a aprendizagem organizacional.
ATIVOS DAS EMPRESAS – principal patrimônio da organização – capital intelectual: capitais interno, externo e humano. Ter talentos não é somente o essencial, mas sim o ponto de partida, não o de chegada: TALENTOS, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL (conteúdo, continente e clima na organização).
TALENTOS, ORGANIZAÇÃO E CULTURA = sustentação e capital humano da organização.
CAPITAL INTERNO capital de sistemas internos e conhecimento corporativo
CAPITAL CAPITAL EXTERNO TALENTOS INTELECTUAL capital de clientes e de pessoas dotadas de competên- fornecedores cias, habilidades e conhecimen tos CAPITAL HUMANO capital de talentos ESTRUTURA ORGANIZA- CIONAL organização no trabalho
CULTURA ORGANIZACIO- NAL comportamento no trabalho
CONHECIMENTO HABILIDADE COMPETÊNCIA
Saber Saber fazer Saber fazer acontecer
Aprender a aprender Aplicar o