Resumo Gestão de Pessoas
HISTÓRICO
1. Era da Industrialização Clássica: É o período ocorrido logo após a Revolução Industrial, estendendo-se até a primeira metade do século XX. Processo de intensificação da industrialização. A adm de pessoas se chamava Relações Industriais. As pessoas eram consideradas recursos de produção, eram “uma parte da máquina”, assim como os demais recursos organizacionais: máquinas, equipamentos e capital. O homem deveria ser ajustado às máquinas e não o contrário.
2. Era da Industrialização Neoclássica: Décadas de 1950 a 1990. Teoria de sistemas, visão sistêmica, multidisciplinar (holística), relativismo na teoria administrativa. Adm de RH através do departamento de RH. As pessoas são “recursos vivos e inteligentes”. A tecnologia começou a apresentar significativos avanços. A partir desta época que se deu início à utilização do termo “recursos humanos”.
3. Era da Informação: Início década de 1990. Avanço tecnológico e globalização. Competitividade acirrada. Departamentos e setores apresentam uma estrutura provisória e cargos e funções são regulados de acordo com as mudanças no ambiente/tecnologia. Surge a organização virtual. As pessoas e seus conhecimentos são o fundamento das organizações. Nasce a Gestão de Pessoas. Termos como “capital intelectual”, “capital humano”, “competências” começam a predominar. As pessoas são parceiras do negócio. A preocupação das empresas passa a ser a de atrair talentos, mantê-los, desenvolver suas aptidões e habilidades, além de proporcionar um espaço que contribua com a QVT.
Gestor de Pessoas não é só aquele profissional que constitui o setor de Recursos Humanos da empresa, mas todo gestor que faz parte da organização e que é responsável por uma área de trabalho, que devem cuidar de sua equipe e primar pelo desenvolvimento das pessoas que a compõem, bem como colaborar para a construção de um espaço de trabalho em que predominem o bem-estar e a