Gestão de pessoas por competência
INFORMÁTICA COM GESTÃO DE NEGÓCIOS
5º CICLO – NOTURNO
Gestão por Competências e Habilidades
Alex Felizardo
Aline Marques
Praia Grande
2012
Conteúdo Introdução 2 Competências Individuais 2 Elementos que constituem as competências individuais 3 Conhecimento 4 Habilidades 4 Atitudes 5 Processo – Trabalho em Equipe 7 Grupos Autogeridos 8 Multifuncionalidade e Flexibilização do Trabalho 9 Diferencial Competitivo 10 Valores Corporativos 10 Conclusão 11 Referências Bibliográficas 12
Introdução
Segundo Thompson & Strickland (2000), a execução rigorosa de uma estratégia arrojada não é apenas uma receita comprovada de sucesso comercial, mas também o melhor teste de gerência excelente. A grande problemática de um processo de implementação de um Planejamento Estratégico encontra-se na própria estrutura organizacional, seja pela sua ineficiência no processo, bem como na sua deficiência em suas competências, ou seja, no Conhecimento, nas Habilidades e nas Atitudes, também destacando a relação com as Ferramentas e com os Resultados esperados e obtidos.
Todos os gerentes têm um papel de elaboração e de implementação de estratégia – é falha a idéia de que estratégia é de responsabilidade somente da alta gerência. A gerência administrativa possui papel fundamental no que diz respeito a conduzir determinadas atividades de maneira mais eficaz possível, para, por conseguinte, auxiliar no processo de implementação do plano estratégico e seu posterior sucesso.
A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. “A estratégia, em verdade, é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho” (Thompson & Strickland, 2000).
Dentro da estrutura organizacional, destaca-se a área administrativa,