GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Aluno: Carlos Geraldo dos Santos Teodosio
Data: 28/05/2013
Análise crítica do filme: “ Mr Holland – Um professor adorável” e correlação com o tema: gestão de pessoas por competências.
A sobrevivência das organizações em mercados altamente inconsistentes depende cada vez mais de capacidade estratégica. Em busca do sucesso, as organizações passaram a discutir o papel das pessoas na consecução de objetivos estratégicos. Desta forma, a antiga área de Recursos Humanos está sendo substituída pela Gestão de Pessoas, a qual não trata mais as pessoas como recursos, mas como seres dotados de capacidade intelectual e que agregam valor à organização. O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona a gestão de pessoas por competências, como as competências individuais e organizacionais são importantes para a definição dos objetivos estratégicos e analisar as vantagens da utilização deste modelo nas empresas. Percebe-se que as organizações ainda não aplicam efetivamente a gestão de pessoas por competências no que tange os quatro campos: aquisição, desenvolvimento, avaliação e valorização. Entretanto, alguns destes subsistemas já são utilizados por empresas que atuam em ramos altamente dinâmicos e que exigem adaptação e atualização constante da força de trabalho.
A gestão de pessoas por competências é um modelo de gestão que contribui para o planejamento estratégico de RH. Por meio da utilização deste modelo é possível saber quais são as competências individuais e organizacionais necessárias à organização para atingir os objetivos estratégicos, bem como o que deve ser feito para buscar novas competências ou para aprimorar as já existentes.
Existe uma variedade de conceitos sobre competência, os quais levam a caminhos divergentes. Compreender as diferentes abordagens de competência torna-se fundamental para analisar os modelos praticados e os resultados esperados em cada um deles.
O primeiro conceito dado para competência surgiu nas