Gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
1.2 As Teorias guiam as decisões da administração, Além de nos permitir prever o que acontecerá sob certas situações, de certo modo norteia com uma visão panorâmica os administradores que podem determinar cientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa e a escolher uma linha eficaz de ação.
As contribuições das teorias da administração moderna das empresas proporcionam inúmeros vantagem:
Padronização de métodos e equipamentos;
Melhoria das condições físicas do trabalho e do trabalhador;
Auto-realização profissional;
Incentivo salarial e prêmios;
Disciplina.
1.3 Teoria Comportamental:
A teoria comportamental segue uma linha humanística e para isto a psicologia organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática. Ensinando que o homem deve pensar mais e criar mais, a teoria comportamental propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística.
A Teoria Comportamental, ou behaviorismo, originou-se exatamente quando surgiu uma reação muito forte dos operários, à maneira deles, e dos trabalhadores intelectuais, atacando, principalmente a Teoria Clássica. O argumento dos behavioristas era que os defensores da teoria clássica eram excessivamente mecanicistas.
Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert ª Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. É o início da Teoria das Decisões.
A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.
1.4 Teoria da Administração Científica:
Um dos maiores expoentes da