Gestão de Pessoas, educação permanente e processos de trabalho na ESF
Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO; GESTÃO DE PESSOAS
Eixo Temático: GESTÃO DO CONHECIMENTO – Práticas que levem ao atingimento dos objetivos organizacionais.
Tema e Delimitação do Tema:
Gestão de pessoas, educação permanente e processos de trabalho na ESF. Incorporação dos conceitos e práticas da Gestão de Pessoas ao processo de aplicação da Educação Permanente (EDUPS) nas equipes de Saúde da Família na CASSI, no período de janeiro a dezembro de 2014 considerando a relevância deste processo na transformação das práticas cuidado.
Justificativa:
As equipes de saúde da família têm incorporado os conceitos de Educação Permanente em seus processos de trabalho visando potencializar o aspecto motivacional desta prática para atingimento dos objetivos estratégicos organizacionais. Acredita-se que a implantação dos conceitos e práticas da Gestão de Pessoas na estruturação contínua destes conceitos, possibilitará aos multiplicadores e tutores dessas equipes maior instrumentalização profissional e pessoal para lidar com o processo de aprendizado e com os problemas advindos dessa prática.
Com a prática diária no acompanhamento dos processos de trabalho das equipes de saúde da família, identifica-se que os profissionais apreendem os novos conceitos propostos, mas, no entanto, tem dificuldade em coloca-los em prática, seja execução, seja na incorporação dos mesmos aos seus processos de trabalho. Desta forma, os problemas que surgem, terminam delegados a resolução não reflexiva, ou seja, as equipes adotam como práticas de trabalho cotidianas, ações reativas e não propositivas. Tal comportamento traz como consequência a realização de práticas mecanizadas e não pensadas, fato que se contrapõe à proposta trazida pela educação permanente em saúde, influenciando negativamente nos aspectos motivacionais necessários ao atingimento dos objetivos organizacionais.
Neste sentido, o escopo desta pesquisa compreende o mapeamento e a