Gestão de pessoas: construindo vantagem competitiva para as pequenas empresas
LUCINEIA GOMES
GESTÃO DE PESSOAS: CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS PEQUENAS EMPRESAS
DIAMANTINA
2012
UCAM PROMINAS – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
LUCINEIA GOMES
GESTÃO DE PESSOAS: CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS PEQUENAS EMPRESAS
Artigo científico apresentado à Universidade Cândido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em MBA Executivo em Gestão de Pessoas.
DIAMANTINA
2012
GESTÃO DE PESSOAS: CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS PEQUENAS EMPRESAS
Lucineia Gomes¹
RESUMO
As dinâmicas transformações que estão acontecendo na sociedade contemporânea exigem que as empresas realizem ações estratégicas e rápidas para conseguir sobreviver e prosperar nesse cenário. O objetivo do artigo é mostrar a importância da Gestão de Pessoas diante desse ambiente instável que as organizações estão vivendo.
Palavras-Chave: Gestão de Pessoas. Capital Humano. Liderança. Qualidade de vida no trabalho.
Introdução
A complexidade da atualidade, no qual as organizações estão inseridas, com inúmeras transformações e instabilidade, implicam em mudanças nas formas de gestão dos empreendimentos. Diante da globalização e dos avanços tecnológicos, as mudanças são imprescindíveis para as empresas conseguirem sobreviver e alcançar o lucro almejado no mercado. Nesse sentido, depara-se com a necessidade cada vez maior do envolvimento e comprometimento do agente transformador de bens ou serviços, o chamado capital intelectual, que hoje é um dos principais diferenciais (pilares) competitivos das empresas.
O objetivo do trabalho é apresentar a importância do talento humano na construção de vantagem competitiva da empresa, perante esse ambiente turbulento e instável que as empresas vêm enfrentando a todo o momento.
Com o aumento da