Gestão de Pessoas Cap.1
O Processo de remunerar pessoas constitui elementos fundamentais para incentivar os funcionários da organização. Há diversas formas de remunerar como: Salários fixos, salários variáveis, comissões, prêmios por produção e benefícios.
A forma de remuneração fixa é a padrão e mais utilizada, o funcionário tem seu salário fixo, independente de sua produção mensal.
A remuneração variável é de acordo com o que o funcionário produz na organização, ou seja, quanto mais produzir, maior será o seu salário, podemos citar como exemplo, vendedores que recebem somente por comissão, quanto maior for o valor vendido, maior sua remuneração.
Algumas organizações contemplam seus funcionários com comissões ou prêmios para aqueles que mais se dedicaram e trabalharam de acordo com objetivo da empresa, um exemplo que observamos em algumas empresas é o programa “Funcionário do mês”, esse funcionário tem alguma bonificação pelo esforço dedicado à organização. Há também a forma de remunerar com benefícios, a empresa oferece benefícios como: Seguro de vida, seguro saúde, Previdência Privada, Vale – Refeição e Alimentação, Cestas Básicas e entre outros.
De certa maneira toda a forma de remuneração entra como fato gerador de motivação, contando que todos esses benefícios sejam corretamente administrados pelo ARH.
Processo de Manter Pessoas.
Manter pessoas é a parte que depende da empresa é necessário prestar uma serie de processos essenciais e obrigatórios, seria o que chamar a atenção para que as pessoas (colaborador) continuem naquele ambiente. Nós seres humanos gostamos de estar em lugares que tragam algo prazeroso.
Esses processos podem defini-lo como a responsabilidade social das organizações são processos básicos para garantir condições de trabalho, ambientais e psicológicas, ou seja, o processo de manter é basicamente o cumprimento das obrigações básicas de uma organização, pois o colaborador de certa forma é motivado pela satisfação e respeito