quimica
FACULDADE DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
BIOQUÍMICA I
Prof. Maurício Bogo
Prof. Luiz A. Basso
CURVA DE TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS /
CURVA DE NEUTRALIZAÇÃO DA GLICINA
FUNDAMENTO:
A glicina é o mais simples dos aminoácidos, apresentado R=H. O aminoácido glicina possui dois grupos ionizáveis com capacidade tamponante: -COOH/-COO- em pH ácido e -NH3+/-NH2 em pH alcalino e duas zonas de tamponamento entre os pHs 1,3 e 3,3 (dependente do grupo carboxila) e entre os pHs 8,6 e 10,6 (dependente do grupamento amino). No pH 2,3, 50% das estruturas moleculares da glicina apresentam o grupo carboxila protonado (-COOH) e 50% apresentam o grupo carboxila desprotonado (-COO-). Nestas condições, o pK é igual ao pH (pK1 da glicina é igual a 2,3). Da mesma forma, no pH 9,6, 50% das estruturas moleculares da glicina apresentam o grupo amino protonado (-NH3+) e 50% apresentam o grupo amino desprotonado (-NH2). Nestas condições, o pK é também igual ao pH (pK2 da glicina é igual a 9,6). No pH 5,9, eqüidistante das duas zonas de tamponamento, há um grande predomínio da forma isoelétrica, caracterizando o ponto isoelétrico (pI) da glicina.
TÉCNICA:
1. Pipetar em 2 frascos Erlenmeyer (lavados) 10 ml da solução de glicina. Medir o pH inicial com papel indicador. Anotar.
2. Adicionar à um dos frascos, com auxílio da pipeta, 0,5 ml (10 gotas) de NaOH 0,1N. Agitar, medir o pH e anotar o valor. Repetir a operação cinco vezes.
3. Adicionar ao outro frasco 0,5 ml (10 gotas) de HCl 0,1N. Agitar, medir o pH e anotar o valor. Repetir a operação cinco vezes.
4. Traçar as curvas de titulação, colocando nas ordenadas os valores de pH medidos e nas abscissas os volumes correspondentes. Indicar as zonas de tamponamento, pK1 e pK2.
5. Demonstrar as estruturas iônicas predominantes da glicina nos pHs 1,9; 5,5 e 10 (utilize os valores teóricos).