GESTÃO DE PESSOAS Beneficios
BEFEFÍCIOS
CONCEITO
Denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salário.
Benefícios são regalias e vantagens, que incluem variedade de facilidades oferecidas pela organização, a titulo de pagamento adicional dos salários.
Benefícios sociais são as facilidades, conveniência, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus colaboradores, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Constituem a chamada remuneração indireta concedida a todos os colaboradores, independente do cargo ocupado, em conjunto com a remuneração direta que é o salario especifico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante.
ORIGEM
No passado, os benefícios estavam fortemente atrelados ao paternalismo existente nas organizações. Hoje, os benefícios fazem parte dos atrativos com os quais as organizações utilizam para reterem os seus talentos.
As origens e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais se devem as seguintes causas:
1. Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atraí-los ou para mantê-los.
2. Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais.
3. Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho.
4. Exigências da legislação trabalhista e previdenciária.
5. Impostos atribuídos às organizações, que passaram a representar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributarias.
6. Necessidade de contribuir para o bem-estar dos colaboradores e da comunidade.
Os planos de benefícios sociais foram criados inicialmente com a preocupação de reter pessoal e com isso diminuir a rotatividade, principalmente em locais de trabalho cujas atividades desenvolvidas são em condições rudes e adversas. Rapidamente, a iniciativa se espalhou aos demais tipos de organização. Hoje, os planos de benefícios são intensamente avaliados e discutidos quanto aos seus propósitos, custos e