Gestão de pequenas propriedades rurais
ESTUDO DE CASO DO SÍTIO NOVO PARANÁ NO VALE DO ARAGUAIA – MT
CURITIBA
2009
HISTÓRICO DA PROPRIEDADE A propriedade objeto deste projeto denomina-se Sítio Novo Paraná e tem origem na aquisição do “Direito de Posse” sobre 03 lotes de terra, em 1993, na localidade denominada Maria Tereza, no município de Ribeirão Cascalheira, Estado de Mato Grosso, pelo Sr. Nilson e família.
Inicialmente a família que migrou do Paraná para o Mato Grosso, adquiriu o direito de posse sobre os lotes de terras e deu inicio a exploração da área com a venda da madeira e derrubada da mata de forma manual (moto serra) para introdução da pecuária de corte que considerando a distância da sede do município (70 km), a falta de recursos e infra-estrutura era a atividade que melhor se adaptava à região.
A propriedade tem relevo plano, sua vegetação é composta de mata de transição, da qual restam aproximadamente 18% da cobertura florestal. Possui uma nascente de água, que dá origem a um pequeno córrego afluente do Rio Suiá-Missú. Como tradicionalmente se fazia, nesta propriedade também se priorizou a abertura da área à beira da água visando facilitar o acesso dos animais e do próprio homem a mesma.
No inicio toda a família (05 pessoas) trabalhava na área, porém com a necessidade de buscar recursos fora da propriedade para manutenção e ampliação das pastagens e do rebanho, os filhos foram em busca de empregos na cidade para auxiliar nos investimentos da propriedade. Uma vez que a falta de legalização fundiária impedia o acesso as linhas de crédito nos agentes financeiros. No entanto em 1997, teve inicio o processo de legalização fundiária e foi constituída a Associação Comunitária (Associação dos Produtores Rurais do PA Maria Tereza) com o objetivo de viabilizar o acesso ao crédito do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).
1 – DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE RURAL
1.1- Características da Propriedade