O valor do lúdico na educação
Palavras-Chaves: Jogos. Brincadeiras. Músicas. Aprendizagem. Desenvolvimento.
Introdução
Enquanto na Educação Infantil existe uma preocupação grande com os espaços e com as brincadeiras, a criança quando chega ao Ensino Fundamental “deixa de ser criança” e passa a ser vista como um adulto, que não pode mais brincar, cantar e se divertir. As salas de aula tornam-se lugares sérios e sem movimento e as crianças acabam perdendo sua infância quando estão dentro dela.
Pedagogicamente, precisa-se perceber a importância dos espaços lúdicos na sala de aula como parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, favorecendo a socialização, integração, respeito, imaginação, interpretação e criatividade.
Este artigo justifica-se pela necessidade de desenvolver e buscar metodologias de trabalho que estimulem a criatividade, capacidade de concentração e autonomia do aluno, bem como, ampliar a variedade de linguagens que permitam a descoberta de aprendizagem e outras formas de conhecer e interpretar o mundo ao seu redor.
Trabalhar a música, bem como os jogos e as brincadeiras, como formas de linguagem para a ampliação da aprendizagem é antes de tudo um fazer artístico, é mexer com a sensibilidade humana e suas emoções, abrindo canais de expressão e comunicação. A partir das experiências musicais, o pensamento da criança vai se organizando. E, quanto mais ela tem oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais