Os jogos gregos da antiguidade
JOGOS FÚNEBRES * Os jogos fúnebres ocorriam durantes as exiquias² de personagens notáveis. * Os jogos fúnebres tinham 7 provas: corridas de carros, pugilato, combate armado, arremesso de lança e de bola de ferro e tiro e arco.
HOMERO (séc. VII a.c) * Pode ser considerado o primeiro cronista desportivo do mundo. Ninguém melhor do que ele expressou o modo de ser do grego, consubstanciando no seu espírito competitivo. * Platão denominou Homero o “educador da Grécia”, devido a sua ação educadora.
1) JOGOS OLIMPICOS
* Eram os jogos mais importantes e foram disputados 293 vezes, durante 12 séculos (776 a.c – 393 d.c). Foi interrompido pelo imperador Teodósio, pois eram considerados profanos. Aconteciam em Olímpia. * Atribui-se a Heracles a honra de sua criação, não havendo como determinar com precisão seu real começo (Real e Mitológico).
O sentido * Elevar a Zeus o fervor da Grécia. * Congraçar os gregos das diferentes cidades, na grande maioria às vezes separadas por discórdias. * Reunião de valores, não de dinheiro. * Centro de fusão de todas as manifestações religiosas, sociais, militares, artísticas e políticas da Grécia.
DURANTE OS JOGOS ERA EXPRESSA UMA “TRÉGUA SAGRADA” ENTRE OS ESTADO EM GUERRA.
Quem dirigia os Jogos Olímpicos: * Os “helenóices”, pessoas de olhar certeiro e de grande envergadura moral. Eles treinavam os atletas, organizavam as provas, julgavam, administravam e policiavam Olímpia durante o período das competições. Inspiravam total imparcialidade.
Quem participava dos Jogos Olímpicos: * Homens livres e de