Historia da educação fisica
Nesta aula analisaremos a base cultural do homem grego em seu aspecto educacional, compreendendo o relevante papel da ginástica na formação do homem grego da antiguidade. A Educação Integral
-A educação grega estava centrada no desenvolvimento do corpo e do espírito, embora os atenienses enfatizassem a formação intelectual, e os espartanos: a educação para a guerra (ARANHA, 2006). Contudo, todo o mundo grego era envolvido por uma concepção de educação chamada de paidea (JAEGER, 2001). O termo paidea seria a base filosófica do conceito de educação integral do grego. O desenvolvimento das ciências, das artes e da ginástica teriam como objetivo a aquisição de características morais, por isso eram extremamente valorizadas, e da mesma forma, elitizadas. Somente os cidadãos, homens livres e de posse educavam seus filhos nesta concepção, o que causava uma diferenciação através da educação. Para isso os jovens eram confiados a preceptores, orientadores na arte da guerra, da literatura, das artes e da filosofia.
-Em específico na área da Educação Física foram criados ginásios para a prática da ginástica, que tinham objetivos de educação para a guerra. Contudo à medida que a história da Grécia entrava em seu período Clássico, encontrando seu apogeu, a educação dos jogos esportivos substitui a formação para a guerra. Esse modelo de educação ateniense influencia toda a Grécia, exceção feita à Esparta. Os ginásios eram grandes centros de educação que visavam à formação intelectual e física. É neste momento que encontramos o primeiro profissional especializado em educação corporal, é o caso, dos pedótribas, que estava equiparado em importância e cultura ao médico (OLIVEIRA, 2001).
Cultura Corporal
-A sociedade grega em suas manifestações culturais demonstrava compreender