Gestão de Mudanças
Em qualquer processo de mudança, seja pessoal ou de uma organização, precisamos entender o que será mudado. Para isto temos que entender a situação atual, definir a situação desejada, ou visão, e identificar o gap ou diferença entre essas duas situações.
A análise da situação atual pode ser um processo complexo e que requer de grande capacidade de analise e honestidade para enxergar a realidade. Como parte de esse processo, a “leitura” da organização, especialmente da parte intangível de ela (cultura e comportamento organizacional) passa a ser a parte mais complicada e até subjetiva. Analises de fatos e dados tangíveis, como por exemplo, metros quadrados disponíveis para produção, produtividade, retrabalho, lucratividade, etc., são relativamente simples e quantificáveis quando comparados com fatores que definem o modelo cultural da organização.
O modelo cultural é definido em boa parte pela cultura do país na qual a organização atua ou tem sua origem, porém têm outros fatores que fazem de cada organização um modelo único, especialmente as crenças e as práticas que definem os valores da organização. É aqui onde a capacidade de fazer uma boa leitura por parte dos líderes é essencial, pois além dos valores que a mesma organização define e divulga como parte de sua cultura, existem crenças e práticas não oficiais que definem valores alternativos nos subgrupos e definem uma cultura paralela. Essa cultura paralela comumente é difundida através de comunicação informal tanto na mesma área de trabalho como fora de ela.
A boa leitura da cultura organizacional também ajuda o líder a identificar o estilo de gestão e