Gestão de materiais em enfermagem
Nas Instituições de saúde, especialmente nos hospitais, a Gestão de Recursos Materiais (GRM) constitui-se em uma questão particularmente importante, considerando a diversidade de materiais utilizados, seu elevado custo, especialmente daqueles ligados à assistência de pessoas hospitalizadas. A administração destes, normalmente, é realizada pela área administrativa, sem o envolvimento devido das áreas técnicas. (HONÓRIO e ALBUQUERQUE, 2005).
Para Viana, 2002, materiais são “todas as coisas contabilizáveis que entram como elementos constituídos ou constituintes na linha de atividades de uma empresa” e que a administração dos mesmos tem como meta primordial atingir o equilíbrio entre estoque e consumo. Para o autor, essa administração envolve e tem como objetivo fundamental definir quando e quanto comprar para repor estoques.
1. A logística do abastecimento de materiais a partir do sistema produtivo.
O sistema de abastecimento é composto, sequencialmente, por quatro subsistemas:
a) Planejamento
b) Acompanhamento e controle
c) Compras
d) Guarda e distribuição
A) PLANEJAMENTO é o início de todo o processo de garantia de qualidade no abastecimento, quando se identifica (item por item) o que é utilizado pelo sistema produtivo e o que não pode faltar, tanto em quantidade como em qualidade. Para tanto, utiliza-se a pesquisa de insumos que deve responder a três questões:
. o que é produzido? Quais os procedimentos/produtos realizados na unidade?
. quanto é produzido? Qual a produção de cada procedimento?
. o que é necessário para produzir? Quais os insumos necessários para realizar cada procedimento? E em que quantidade por procedimento?
A participação dos profissionais