Sistemas de informação
Uma indústria de alimentos, especializada em biscoitos, balas, doces e massas, possui diversos sistemas de informação que dão suporte às suas operações internas. Possui um sistema de faturamento e controle financeiro, que emite notas fiscais/faturas e ajuda a controlar pagamentos e recebimentos. Na área de produção a indústria possui também um sistema de controle dos estoques de produtos e um sistema de planejamento da produção e de manutenção dos equipamentos.
A indústria possui também um sistema de automação da força de vendas em que os vendedores fazem uso de computadores de mão para a coleta de pedidos de vendas. Ao visitar o cliente, os vendedores digitam o pedido, que é transferido por linha telefônica para atualizar o banco de dados da matriz, onde imediatamente se dá continuidade ao processamento do pedido do cliente.
O sistema móvel usado pelos vendedores possibilita também a coleta de informações sobre o perfil de clientes, sua localização geográfica, padrão de aquisições anteriores e outras informações relevantes para caracterizar seu perfil. O setor de vendas da indústria faz também uso de um sistema que disponibiliza relatórios de vendas mensais, padrão histórico de consumo dos maiores clientes e desempenho semanal de vendas em diferentes regiões geográficas. Estes relatórios são uma importante ferramenta de apoio para o planejamento e controle das rotinas de venda.
A equipe de logística, encarregada da distribuição e entrega dos produtos aos clientes, conta com um sistema que possibilita fazer simulações sobre as melhores rotas de entrega, que podem variar conforme diferentes regras, como o endereço de destino, as condições de tráfego e outras variáveis.
Na matriz existe uma infra-estrutura de computadores onde há um computador central que armazena o banco de dados de todas as operações feitas nos sistemas da empresa. Os funcionários de todos os níveis da organização fazem uso de correio