Gestão de marketing
Livro: Movido Por Ideias.
1º introdução Gestão orientada por princípios. Há a empresas orientada para as pessoas. Para o cliente. Para o mercado. Para o marketing. E existe um paradoxo. Essas não são mais alternativas excludentes, porque, em um contexto de hipercompetitividade e hipercomplexidade ,que exige reinvenção continua em busca do sucesso, é preciso ter todas essas orientação ao mesmo tempo e ainda alinhá-las para obter o foco necessários.
Capitulo 1ª
Como manter todas as pessoas da organização alinhadas em torno de um único propósito? Essa é uma das principais indagações dos lideres empresariais atuais, em todo o mundo. Em um contexto de hipercompetitividade, foco é a palavra-chave, já que e necessário preservar os diferenciais competitivos acionando os recursos da organização em prol de uma visão comum. O fato concreto, porém, é que o nível de complexidade para atingir esse objetivo é muito grande. Dois fatores preponderantes têm lavado as organizações e seus profissionais á fragmentação de esforços –e eles vêm da estrutura econômica maior, ou seja, estão fora do controle direto das empresa. 2ª A revolução tecnológica que viemos é o outro fator estrutural majoritário e adiciona uma pitada extra – gigantesca , talvez – de complexidade ao cenário. Sim as nova formas de comunicação digital agilizam a transmissão de informações a distância, mas tempo , tendem a afastar fisicamente as pessoas , que de acordo com perfil, passam a substituir, o contato pessoa pelo virtual. Isso pode facilmente tornar - se um obstáculo, exemplo para a transmissão de cultura de uma organização – que até então ocorria por meio do relacionamento interpessoal entre seus funcionários. A forma preferencial de “ amarração” adotada ao longo dos anos tem sido a das declarações de missão e visão e valores corporativos.
3ª Definição dos princípios da Toyota. Tem uma características filosófica, mas ao mesmo tempo é totalmente funcional. É evidente o foco