Gestão de marketing
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão de Marketing para obtenção de avaliação.
Rio de Janeiro
16/06/2013
Introdução
Uma estratégia de marketing pode, na maioria das vezes, ser o melhor caminho, mesmo que seja copiada pelo concorrente, até porque será difícil ele copiar todos os aspectos da arquitetura da estratégia, já que ela consiste em configuração única, o que dificulta sua imitação.
Kotler ressalta que, fazer “mais do mesmo” e simplesmente aumentar o orçamento do marketing não garante o sucesso se não forem propostas estratégias novas e consistentes, repensando as relações com o cliente e parceiros.
Administrar o marketing é gerir todas as atividades voltadas para o atendimento das necessidades e desejos do consumidor, objetivando deixa-lo satisfeito mediante a compra de produtos e serviço.
Desenvolvimento
O segmento jovem é um dos segmentos mais difíceis para o marketing. Ele lida com faixas etárias próximas, mas que tem objetivos diferentes.
O processo de marketing é um ciclo contínuo, onde as empresas analisam o mercado para entender quais são os desejos e necessidades que podem ser satisfeitos, criam ou adaptam seus produtos para atender estas demandas e efetuam as trocas e transações com seus consumidores.
Por isso, existem alguns conceitos centrais do marketing, onde eles analisam as necessidades, os desejos, que são as carências por satisfação específica para atender às necessidades. O papel do marketing é estimular a demanda, tornando o produto atrativo, acessível e fácil de ser encontrado e também analisam o mercado, produto, demanda, troca e transações.
Além desses conceitos, existem alguns outros fundamentais para a prática do marketing e que segmenta bem o mercado que se quer atingir, são eles: consumidor, que é para quem se destina o produto; relacionamento, que é o ganha/ganha com clientes,