HISTORIAS INFANTIS
1 – INTRODUÇÃO ............................................................................................ 4
1. DEFINIÇÕES DE ENSINO, EDUCAÇÃO E PESQUISA
1.1 ENSINO E EDUCAÇÃO .............................................................................. 6 1.2 PESQUISA 1.2.1 CONCEITO.................................................................................................
1.2.2 A PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO ............................. 2 - HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTRODUÇÃO
A pesquisa e ampliação de conhecimento para o pedagogo tornam-se cada vez mais indispensável, tendo a necessidade da articulação de conteúdos específicos das disciplinas nos cursos de formação docente com os conteúdos pedagógicos, a fim de dar significado à docência para que o professor seja capaz de interagir com os demais agentes educacionais, tornando a prática com seus alunos, ponto de superação de uma posição passiva/social para uma posição ativa/consciente e transformadora da sociedade.
Nesse relatório, apresentaremos como tema principal a Educação Especial: pesquisa e prática, onde discutiremos o conceito e diferenças entre a educação e o ensino, tal como a importância da pesquisa para a construção do conhecimento, apresentando-a enquanto princípio educativo, enfatizando a atuação do professor pesquisador.
Relataremos a seguir, um breve histórico descrevendo como as pessoas com necessidades especiais foram tratadas no decorrer da história da humanidade, podendo ser consideradas vítimas históricas, por terem sido vítimas da discriminação e exclusão por se mostrarem diferentes do restante da sociedade.
Descreveremos o que se entende por educação inclusiva, tal como os princípios da Declaração de Salamanca, a qual norteia o atendimento as pessoas com deficiências físicas.
Serão apresentados os conceitos das adaptações