Gestão de estoques
Fundamentação
A gestão de estoques é nos dias atuais uma questão de estratégia competitiva.
Este trabalho tem por objetivo verificar o impacto da gestão de estoques de no ramo de automóveis e no retorno sobre o investimento.
A gestão de estoques tem grande importância dentro das empresas, uma vez que o controle dos estoques é a forma de disponibilizar os produtos aos clientes e faz parte da estratégia das empresas. Os setores de compras e estoques têm papel de suma importância na gestão da empresa, pois, é por meio deles que se sabe quanto comprar e qual estoque mínimo de segurança para evitar falta de produtos, além de evitar investimento de capital de giro em estoques desnecessários.
“[...] Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultante em redução de custo e economia nas aquisições. O estoque tem efeito impactante no êxito das empresas. Um dos motivos é o alto volume de dinheiro empregado”.
(MOURA, página 1) . Com base nisso, pode-se refletir sobre a influência de uma excelente gestão de estoques para o sucesso de uma empresa. Além disso, para tornar a gestão de estoques eficaz, é vital que o gestor tenha acesso a informações abrangentes e de qualidade relativas a todas as áreas envolvidas: compras, acompanhamento, gestão da armazenagem, controle de produção e gestão de distribuição física.
Definição de Estoques
De acordo com Moura, estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa.
Viana (2000) afirma que a gestão dos estoques é um conjunto de atividades que visa atender as necessidades da empresa, com o máximo de eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais, tendo como objetivo fundamental a busca do equilíbrio entre estoques e consumo.
Tornou-se fundamental para as empresas, estabelecer programas integrados de